Publicado em 2/4/2012

Beija Flor levará o café para Sapucaí

A Beija-Flor de Nilópolis vai homenagear o setor cafeeiro no Carnaval do Rio de Janeiro em 2013. O anuncio foi feito pelo secretário de Agricultura e Agropecuária de Minas Gerais, Elmiro Alves Nascimento, durante a abertura oficial da Fenicafé, em Araguari, no Triangulo Mineiro. Segundo ele, Minas é o celeiro do agronegócio café. “Minas Gerais possui 853 municípios e praticamente 100% deles dependem direta e indiretamente do agronegócio. O governador faz um esforço incrível para cada vez mais apoiar a agricultura, que valoriza e enriquece os municípios, os produtores e principalmente Minas Gerais”, afirma, dizendo que a força do agronegócio é muito grande. “O café tem sua história, sua tradição. Hoje o café é a segunda bebida mais consumida no mundo e temos que valorizar isso.”, completa.

Em discurso, o secretário falou também sobre o projeto de georreferenciamento, realizado pelo governo em estado. Minas Gerais responde por metade da produção de café do país com diferentes características de qualidade e produção em três regiões distintas. Este projeto visa saber exatamente o tamanho do seu parque cafeeiro, dando ênfase não só na quantidade, como também na qualidade. “A economia mineira vem do agronegócio, um terço do PIB (Produto Interno Bruto) do estado vem do café, por isso temos obrigação de darmos uma atenção especial para este setor. O café projeta Minas, não só para o Brasil, como também para o mundo”. 

O secretário também falou sobre o Fundo do Café, criado pelo atual governo como uma reserva financeira que ajudará no desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras e na ampliação do setor, com medidas voltadas, por exemplo, para a capacitação de provadores do grão e no fortalecimento da assistência técnica aos agricultores. 

“São situações como estas que vamos sim alavancar nossa economia e principalmente projetar Minas para dias melhores”, finaliza.

A Fenicafé foi oficialmente nesta quarta-feira(28) e segue até sexta-feira (30), no Pica-Pau Country Clube. Promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) - Café do Cerrado Brasil, a Fenicafé conta com o apoio da Embrapa/Café - Prefeitura Municipal de Araguari e Sebrae/MG.

Fonte: ABIC

Cursos e Workshops

Data Horário Associado Curso Cidade
26 a 28/04/2012 9h00 às 17h00 Cafemaq Curso de Barista Campinas / SP
28 a 29/04/2012 08:30 às 17:30 Barista para Iniciantes Academia do Café Belo Horizonte / MG
05/05/2012 9h00 às 13h00 Lucca Cafés Especiais Batel Preparação de Cafés Especiais em Casa Curitiba / PR
19 a 20/05/2012 9h00 às 13h00 Lucca Lab Curso Básico de Barista Curitiba / PR
24 a 26/05/2012 9h00 às 17h00 Cafemaq Curso de Barista Campinas / SP
veja a programação completa