Publicado em 22/1/2015

Campeonato Agrocafé de Baristas será preparatório para o nacional

O melhor barista de Salvador, que será escolhido no 1° Campeonato Agrocafé de Baristas, a ser realizado entre os dias 10 e 11 de março no Bahia Othon Palace,  como parte da programação do Simpósio Nacional do Agronegócio Café – Agrocafé, receberá passagem, hospedagem e inscrição para participar do campeonato nacional da Associação Brasileira de Café e Barista – ACBB. O campeonato nacional está previsto para setembro, em Belo Horizonte.

Introduzir um campeonato voltado para o consumidor final no mais tradicional evento da cafeicultura baiana é parte do esforço da Associação Baiana dos Produtores de Café – Assocafé para qualificar a cadeia produtiva do agronegócio café, incrementando, consequentemente, o público apreciador da bebida.

“Queremos que o cuidado que o produtor dá ao grão no campo esteja também na hora do preparo desse grão. Produzir bebidas saborosas, criativas, tecnicamente corretas, mesmo que seja um simples café espresso, mantém e apura as características do produto, tão bem estudadas e trabalhadas pelo agricultor de qualidade”, afirma o presidente da Assocafé, João Lopes Araújo. “Para isso, o profissional especializado que trabalha nas cafeterias e afins é tão importante”, conclui.

De acordo com a ACBB, baristas são os “experts” no preparo do café - e têm atuação fundamental na divulgação junto ao consumidor final dos cafés de qualidade. Além de terem completo conhecimento sobre o preparo da bebida, eles também têm de entender da história do café, do seu cultivo, tipos de grãos e origens. Estão para o café assim como os sommeliers estão para o vinho. Com uma diferença: o barista tem a capacidade de criar novas e originais receitas e apresentações tanto de café espresso quanto de cappuccinos e outros drinques e coquetéis à base de espresso.

“A Bahia já é uma veterana. Este é o terceiro campeonato de baristas que o estado promove, agora através da Assocafé. Na produção, a qualidade dos cafeicultores baianos já é comprovada. Prova disso foi o último Cup of Excellence, em que a Bahia conquistou as cinco primeiras posições, com seus cafés da Chapada Diamantina”, lembra o presidente da ACBB, Luiz Otávio  Franco de Souza, referindo-se ao concurso promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA, no qual, dos 21 cafés inscritos, nove eram da Bahia, e, dentre estes, os cinco primeiros colocados.  O vencedor do Cup of Excellence – Early Harvest, Cândido Vladimir Ladeia, também conquistou o primeiro lugar no Concurso de Qualidade Cafés da Bahia, da Assocafé, em novembro do ano passado. O Campeonato Agrocafé de Baristas é realizado pela Assocafé, com apoio da ACBB e patrocínio da BBC Café Gourmet.

1° Campeonato Agrocafé de Baristas.
10 e 11 de março, no Bahia Othon Palace, em Salvador.
Inscrições: R$20 a partir de 26 de janeiro.

16° Agrocafé.
9 a 11 de março, Bahia Othon Palace, em Salvador.
www.agrocafe.com.br

Imprensa Agrocafé
21 de jan. de 2015
Catarina Guedes – Assessora de Comunicação
(71) 3379-1777 / (71) 8881-8064/ (77) 8802-0684

Fonte: Imprensa Agrocafé

Últimas notícias

Cursos e Workshops

Data Horário Associado Curso Cidade Informações/Inscrições
15/01/2016 14h00 às 18h00 Lucca Cafés Especiais Como Montar seu Plano de Negócio Curitiba / PR saiba mais
16/01/2016 09h00 às 16h00 Lucca Cafés Especiais Introdução ao Mundo dos Cafés Especiais Curitiba / PR saiba mais
16/01/2016 09h30 às 12h30 Espaço Sensorial do Café Coffee Lovers – Drinks com Café Recife / PE saiba mais
16/01/2016 15h00 às 16h30 Espaço Sensorial do Café Coffee Lovers – Degustação e Harmonização Recife / PE saiba mais
17/01/2016 15h00 às 17h00 Espaço Sensorial do Café Treinamento Operacional Recife / PE saiba mais
veja a programação completa