Publicado em 6/10/2015

Campeonatos de Barista anunciam vencedores

Baristas e degustadores de café de todo o Brasil se encontraram na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, para disputar os Campeonatos Brasileiro de Barista, Métodos de Preparo e Cup Tasters. As competições chegaram ao fim neste sábado (26/9). Confira os vencedores.

©BrunoLavorato-8379

Hugo Santos, Leo Moço, Denis Guilherme

O 15º Campeonato Brasileiro de Barista que consiste em preparar e servir aos juízes, 4 espressos, 4 cappuccinos e 4 drinques de assinatura, contou com 18 competidores e apenas seis foram para a final. O grande vencedor foi o bicampeão Leonardo Moço, do Barista Coffee Bar (PR). “São dez anos competindo e esse campeonato era para ser a minha aposentadoria. Pretendo ser juiz e essa vitória é para fechar esse ciclo com chave de ouro. Agora vou treinar, para no ano que vem, ser o melhor barista brasileiro de um mundial”, afirma Leo que vai representar o Brasil no Campeonato Mundial, que acontece na Irlanda em 2016. Hugo Santos, do Octavio Café (SP) ficou com o 2° lugar e Denis Guilherme, também do Octavio Café, em 3° lugar.

©BrunoLavorato-8313

Leo Moço, Estela Candido, Lucas Salomão

No 5º Campeonato Brasileiro de Preparo de Café o barista precisa mostrar sua técnica e habilidade para extrair o melhor do grão no método de preparo escolhido. Ao total foram 10 participantes e seis finalistas. Estela Candido Cotes, do Barista Coffe Bar (SP) foi a ganhadora da disputa, seguida de Lucas Salomão da Libermac (SP), que ficou com o 2º lugar e Leonardo Moço, também do Barista Coffee Bar, como 3° colocado.

“Esse foi o meu primeiro campeonato e tudo aconteceu muito rápido, contei com o apoio do meu marido para participar e me preparar. Não estou acreditando, é muita emoção”, contou Estela que viaja para China, em 2016, para disputar o mundial.

©BrunoLavorato-7722

Fellipe Gonçalves, Edimilson Elias, Pedro Bras

Os visitantes ainda puderam conhecer o Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, onde três xícaras são preparadas, duas delas são idênticas e a outra é de um café diferente. O objetivo é que o competidor identifique a xícara de café diferente. O competidor pode separar a xícara como preferir. O vencedor dessa edição foi Edimilson Elias Generoso, do Alicerce Cafés (MG). “É a terceira vez consecutiva que eu ganho, resultado de uma longa jornada de aprendizado. Durante o ano faço um treino rápido para calibrar o paladar e controlar a emoção, para na hora do campeonato isso não me atrapalhar. É importante fazer isso com muito amor e dedicação”. O segundo colocado foi Felippe Gonçalves Pacheco, da AC Café S/A (MG) e o terceiro lugar ficou com Pedro Brás, da Canastra Coffees (MG). O vencedor Edimilson vai competir o mundial de Cup Tasters em Xangai, na China.

Fonte: Revista Espresso

Cursos e Workshops

Data Horário Associado Curso Cidade Informações/Inscrições
15/01/2016 14h00 às 18h00 Lucca Cafés Especiais Como Montar seu Plano de Negócio Curitiba / PR saiba mais
16/01/2016 09h00 às 16h00 Lucca Cafés Especiais Introdução ao Mundo dos Cafés Especiais Curitiba / PR saiba mais
16/01/2016 09h30 às 12h30 Espaço Sensorial do Café Coffee Lovers – Drinks com Café Recife / PE saiba mais
16/01/2016 15h00 às 16h30 Espaço Sensorial do Café Coffee Lovers – Degustação e Harmonização Recife / PE saiba mais
17/01/2016 15h00 às 17h00 Espaço Sensorial do Café Treinamento Operacional Recife / PE saiba mais
veja a programação completa