Publicado em 20/9/2013

Campeonatos de café foram sucesso em Belo Horizonte

Realizados pela Associação Brasileira de Cafés e Baristas (ACBB), em Belo Horizonte, durante a Semana Internacional do Café (9 a 12/9), o 13º Campeonato Brasileiro de Barista, o 3º Campeonato Brasileiro de Brewers e o 6º Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, contaram com 47 participantes de todo o Brasil.

O Campeão Brasileiro de Barista é Leo Moço, do Café do Moço, de Curitiba. Em segundo lugar ficou Thiago Sabino, do Octavio Café, de São Paulo e em terceiro Andreson Ramos, da FMB Alimentos, de São Paulo.

Quem levou a melhor no Campeonato Brasileiro de Brewers foi Lucas Salomão, da Libermac, de São Paulo. Ficou em segundo lugar Leo Moço, do Café do Moço, de Curitiba e em terceiro Amanda Paixão, do Octavio Café, de São Paulo.

Edmilson Batista, da Alicerce Comércio de Importação e Exportação de Café, de Varginha, é o Campeão Brasileiro de Cup Tasters. Seguido por Carolina Franco, do Lucca Cafés Especiais, de Curitiba e Gilmar Reis, da Capebe, de Boa Esperança. 

Campeonato Brasileiro de Barista

O Campeonato de Barista é hoje o principal foco das atenções nas feiras mundiais de cafés especiais. Neste campeonato o barista tem 15 minutos para preparar e servir aos juízes: 4 espressos, 4 capuccinos e 4 drinques de assinatura, sem álcool. A avaliação é feita por 2 juízes técnicos, que avaliam o manuseio dos equipamentos e 4 juízes sensoriais que degustam as bebidas. 

Campeonato Brasileiro de Preparo de Café (Brewers Cup)

Essa competição destaca a arte de preparar café pelo método filtrado e manual. Os competidores precisam usar técnica e habilidade para extrair o melhor do café coado e agradar os jurados. São duas etapas, na primeira os competidores recebem 1 café, igual para todos, e devem fazer o preparo para avaliação. Na segunda etapa o barista serve seu próprio ”blend”. 

Campeonato Brasileiro de Prova de Café (Cup Tasters) 

A competição consiste em testes triangulares com café. Três xícaras com café são preparadas. Duas delas são idênticas e a outra é de um café diferente. O objetivo é que o competidor identifique a xícara de café diferente. O competidor pode separar a xícara como preferir. Aberto a provadores/classificadores de café, a competição simplesmente testa a habilidade em separar corretamente os cafés diferentes. 

ACBB

Fundada em 2005, a Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas e jurídicas atuantes no mercado interno de cafés especiais, incluindo a produção, comercialização, industrialização, distribuição, serviços de apoio, produção de equipamentos e sua distribuição destinada a esse mercado.

A ACBB busca difundir a utilização dos cafés especiais no mercado interno; promover e participar de eventos relacionados com a promoção dos cafés especiais no país, culminando no Campeonato Brasileiro de Barista; propor ações coletivas, bem como sugestões aos poderes públicos em defesa dos interesses de seus associados; promover palestras, seminários, “workshops” e cursos de treinamento, nas áreas de sua atuação, e prestar serviços de interesse dos associados, visando aprimoramento da qualidade dos cafés especiais do Brasil.

O Barista

Em 2010 a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou a regulamentação da profissão de barista, assim como a regulação do serviço. Para se tornar um barista é necessário ter acima de 18 anos, ter concluído o ensino médio e o curso de especialização na técnica de barista.

Barista é o profissional especializado no café: desde a plantação, passando pelos métodos de beneficiamento, torra, até o preparo de bebidas mais elaboradas. O bom barista deve conhecer tudo sobre o assunto: plantio, colheita, história, cultura, variedades, características sensoriais, torra, moagem, saber distinguir e identificar através do olfato e do paladar a diferença entre os grãos, ter técnica para preparar diversos métodos de café e drinks, entre outros.

Além das cafeterias, o barista pode atuar também em padarias, restaurantes, confeitarias e hotéis. Mas falta mão de obra qualificada no mercado.

A profissão de barista é nova no mercado. Surgiu na Itália há 20 anos, e no Brasil, começou há menos de 10. Hoje são aproximadamente cinco mil profissionais com salário médio de R$ 1,3 mil.

Fonte: ACBB

Cursos e Workshops

Data Horário Associado Curso Cidade
24 e 25/05/2014 09h00 às 13h00 Lucca Cafés Especiais Brewers Nível 2 Curitiba / PR
27/05/2014 09h00 às 16h00 Sindicafé-SP Módulo - Mixologia Moderna (Curso Avançado Baristas) São Paulo / SP
28/05/2014 09h00 às 16h00 Sindicafé-SP Módulo - Regulagem de Moinhos (Curso Avançado Baristas) São Paulo / SP
29/05/2014 09h00 às 16h00 Sindicafé-SP Módulo - Extração do Espresso Perfeito (Curso Avançado Baristas) São Paulo / SP
30/05/2014 09h00 às 16h00 Sindicafé-SP Módulo - Latte Art (Curso Avançado Baristas) São Paulo / SP
31/05/2014 01/06/2014 09h00 às 13h00 Lucca Cafés Especiais Barista Nível 2 Curitiba / PR
veja a programação completa