Campeonatos

Clique aqui para fazer o download da Ficha de Inscrição do 15º Campeonato Brasileiro de Barista (PDF)

Clique aqui para fazer o download das Regras e Regulamentos (PDF)

Clique aqui para fazer download da Ficha de Inscrição do 5º Campeonato de Preparo de Café (PDF)

Clique aqui para fazer download do Regulamento (PDF)

Clique aqui para fazer download da Ficha de Inscrição do 8º Campeonato de Prova de Café para Degustadores (PDF)

Clique aqui para fazer download do Regulamento (PDF)

Clique aqui para fazer download da Ficha de Inscrição de Juízes (PDF)

Clique aqui para fazer o download do Contrato de Participação nos Campeonatos (PDF)

Alda Nunes Barroso

Belo Horizonte / MG

+ saiba mais

Graduada em Administração com habilitação em Hotelaria pela Faculdade Senac Minas, 2007. O interesse pelo Café iniciou com um Plano de Negócio sobre Viabilidade de uma Cafeteria durante a Faculdade. Pesquisas de mercado no Brasil e exterior. Possui vários cursos na área: Barista pelo Senac Francisco Matarazzo, São Paulo com Concetta Marcelina em 2007; Sílvia Magalhães, Belo Horizonte/MG em 2008; Cléia Junqueira, Sindicafé/MG em 2009; Curso de Classificação e Degustação de Café – Sindicafé/MG em 2009. Participou da abertura das Cafeterias: Boutique do Café, Benzadeus Café e Contemporânea Café em Belo Horizonte. Participou da seleção “Equipe Baristas Cafés do Brasil” (Brazilian Barista Coffee Team).

Ana Argenta

Curitiba / PR

+ saiba mais

É formada em Tecnologia da Informação, pós-graduada em Marketing e Gestão de Negócios, e MBA pela Business School São Paulo e Rotman School of Management, University of Toronto. Fruto da formação acadêmica, em 2005 criou a Argenta Consultoria em Cafés uma empresa focada em consultoria de negócio para o segmento premium de cafeterias, bistrôs, chocolaterias, gelaterias e restaurantes. Dentre os serviços oferecidos pela empresa estão: desenvolvimento de Business Plan, plano de marketing, treinamento operacional, implantação do serviço café, palestras, workshops, curso de barista, entre outros. Para conhecer o produto café, estagiou como classificadora de café em Londrina/PR, visitou fazendas produtoras de cafés especiais e torrefação na Itália, participou do curso de Barista no Sindicafé-SP e Academia de Barismo Isabela Raposeiras. Participou em 2005 da SCAA Annual Conference, Seattle, e foi Instrutora do Comparative Cupping Workshop em 2007 na SCAA Annual Conference, Long Beach. Em 2008 participou do Curso de Análise Sensorial da Bebida Café.

Anderson da Silva Pinto

Salvador / BA

Carolina Franco de Souza

Curitiba / PR

Cleia Junqueira

São Paulo / SP

+ saiba mais

Jornalista, é jurada dos concursos da ACBB desde 2006. Em 2007, Cleia produziu o 1º DVD sobre cafés especiais: “Como apreciar um bom café” e participou de duas feiras internacionais divulgando o os cafés brasileiros em Angola e na África do Sul. Em 2009 foi a 1ª barista a dar curso de Barista no Chile na 1ª Semana Sabor e Saber, deu curso de barista em Austin, Texas em dezembro de 2009 para a Casa Brasil, uma torrefação que só utiliza cafés brasileiros de alta qualidade. Em 2010 retornou ao Chile para a 2ª Semana Sabor e Saber, novamente dando Cursos e Palestras sobre café. Atualmente, coordena o CPC – Centro de Preparação de Café do Sindicafé-SP, e é consultora em cafés especiais, e também dá palestras em inglês e espanhol.

Daniel Viana

Brasília / DF

+ saiba mais

Iniciei minha carreira como barista em 2004 na Academia de Barismo Isabela Raposeiras, onde organizava, supervisionava e realizava eventos, treinamentos, auxiliava em palestras, consultorias, ministrava cursos entre outras coisas. Em 2006 desenvolvi trabalhos free-lance para marcas de cafés, distribuidores de máquinas e prestei serviços de consultorias, treinamentos e eventos. Atualmente sou barista da Kerry Ingredientes & Aromas, uma das maiores empresas fornecedoras de soluções para alimentos e bebidas do mundo. Trabalho no desenvolvimento e aplicação de bebidas com linha a Da Vinci Gourmet e Frappease. Meu objetivo é ajudar as cafeterias a criar produtos únicos de forma a criar um elo saudável de fidelização com seus consumidores. Pessoalmente, quero fazer parte do grupo de conhecedores que ajudam a promover o café de qualidade, aprofundando cada vez mais meus conhecimentos desse produto que eu tanto admiro.

Edgard Bressani

Ribeirão Preto / SP

+ saiba mais

Presidente da ACBB por dois mandatos consecutivos, Edgard Bressani é Superintendente da Divisão Agropecuária do Octavio Café. O Projeto Octavio Specialty Coffees abrange café da semente à xícara, pois engloba a produção, torrefação (aqui e nos Estados Unidos) e comercialização de cafés especiais, além da cafeteria Octavio Café, na capital paulista, que, por sua vez, abriga a UniOctavio - Universidade do Café. Formando em Direito e Administração, preparou-se para a carreira diplomática. É autor do livro “Guia do Barista – Da origem do café ao espresso perfeito, lançado em 2007. Membro do Comitê de Treinamento do WBC - World Barista Championship, foi membro do Comitê de Regras (2007/2008) e juiz internacional certificado pelo WBC em Seattle, Berna e Copenhague. Faz parte também do corpo de juízes da ACBB – atuando várias vezes como Head Judge nos certames nacionais. Mediador da Comunidade: Café, Baristas, Cafeterias e Serviços, da rede Peabirus e da Comunidade de Barista do CoffeeClub Network, da Organização Internacional do Café - OIC. De 2001 a 2004, coordenou, junto ao Ministério da Agricultura (MAPA) em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (APEX-Brasil), um Projeto Internacional de Marketing para a Promoção dos Cafés Especiais Brasileiros. Neste mesmo período, foi diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), membro do Conselho de Relações Internacionais (IRC) da Specialty Coffee Association of America (SCAA) e coordenador do Brazilian Chapter da Speciality Coffee Association of Europe (SCAE) e diretor de Novos Mercados da Ipanema Coffees (2006/2010).

Isabela Raposeira

São Paulo / SP

+ saiba mais

Vencedora do 1º Campeonato Nacional de Barista, tem se dedicado ao estudo e pesquisa dos fatores que estão relacionados à qualidade do café servido, desde o cultivo até o preparo, passando por manejo na lavoura, degustação, avaliação sensorial e torra.A formação gastronômica direcionou seus estudos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da bebida realizando diversos cursos no Brasil e em países como Dinamarca, Noruega, EUA e Suíça, com profissionais como Valentino Sergi, Alf Kramer, Martin Hildenbrant, Andrea Illy, Tim Wendelboe, Klaus Thomsen, Kelly Amoroso e Peter Dupont. Pioneira no desenvolvimento de serviços como Baristas em festas e eventos e consultorias na área de qualidade para o varejo e para torrefadores, vem se desenvolvendo na complexa ciência da torra há mais de 6 anos, o que culminou na inauguração do Coffee Lab, show room de experiências em cafés de qualidade e do portfólio dos micro lotes criteriosamente selecionados safra a safra por ela e sua equipe.

José Renato Figueiredo de Moura

São Paulo / SP

Katia Nassuno

São Paulo / SP

+ saiba mais

Graduada em Tecnologia de Informática pelo ITA e Pós Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela FGV. Proprietária da empresa Flavors, associada à ACBB desde 2008, precursora na introdução do conceito de xaropes para aromatização de bebidas no Brasil, e importadora de utensílios e instrumentos para preparo de café, utilizados por baristas e cafeterias. Juíza brasileira certificada, tem contribuído com os campeonatos regionais e nacionais de barista. Integrante ativa do Comitê de Certificação de Barista, tendo participado de quase todas as certificações.

“Gosto muito de ajudar as pessoas. Acredito que devamos fazer isto a começar por aqueles que nos cercam. A ACBB vive hoje um momento de inquietação, onde o progresso realizado nos últimos anos está abalado pela quebra na comunicação entre a entidade e seus associados. Os associados precisam ser ouvidos. A ACBB precisa ser o reflexo da vontade da maioria. Precisamos de organização e planejamento. Precisamos encarar a ACBB como uma entidade sem fins lucrativos mas que tem objetivos e metas a alcançar, como uma empresa. Participo desta chapa para contribuir ativamente na conciliação de interesses e opiniões dos associados, estabelecendo um canal de comunicação limpo e respeitoso para permitir que possamos concentrar nossos esforços na realização de nossos objetivos.”

Marcos Mammana Filho

São Paulo / SP

Pedro Lisboa

Brasília / DF

+ saiba mais

Graduado em Administração de empresas pela Universidade de Brasília e Mestre em Economia e Ciências do Café pela Universidade de Udine e Fundação Ernesto Illy.
Diretor desde 2004 da empresa Cristina Cafés Especiais, empresa associada ACBB desde 2005.
Pela ACBB já participei de duas Diretorias 2008 e 2009, sou Juiz certificado desde 2005, atuando no campeonatos regionais e no nacional e, atualmente, estou certificado pela WCE como juiz do Campeonato Mundial de Latte Art para os próximos 2 anos.
“A ACBB vem em processo de desenvolvimento nos últimos anos.
Gradualmente, a associação tem ganho identidade, compromisso com os desafios e resultados.
A organização e o envolvimento com um setor diferenciado será sempre um desafio que limita o nosso crescimento.
Meu objetivo é dar suporte a essa organização, definir rumos e promover a ascensão de um setor que vem crescendo fortemente e tem muito potencial”

Rodrigo Cordeiro

São Paulo / SP

Tamara Siqueira

São Paulo / SP

Thiago Brassolatti

São Paulo / SP

Vitor Gabira

São Paulo / SP

Cursos e Workshops

Data Horário Associado Curso Cidade Informações/Inscrições
12, 13, 19 e 20/03/2016 09:00 às 18h00 Espaço Sensorial do Café Barista Nível 2 Recife / PE saiba mais
14/03/2016 09:00 às 18h00 Espaço Sensorial do Café Curso prático de espresso e vaporização de leite Recife / PE saiba mais
21 e 28/03/2016 09:00 às 18h00 Espaço Sensorial do Café Barista Nível 1 Recife / PE saiba mais
veja a programação completa