Dúvidas frequentes

Sede

A ACBB ainda não possui funcionários. Por isso não tem um endereço físico e nem telefone. Se você precisa de alguma informação, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo link CONTATO.Deixe seu telefone e alguém da diretoria entrará em contato para ajudá-lo, uma vez que a mensagem será encaminhada para os 5 diretores

Regionais

No início, o Campeonato Brasileiro de Barista tinha uma etapa apenas. Com sua divulgação e o com o reconhecimento do trabalho dos baristas e dos cafés de qualidade, organizadores locais passaram a pedir permissão para realizar as regionais seguindo o regulamento geral. Até este momento todas as atenções estavam voltada para o estado de São Paulo. Estes organizadores foram pioneiros em seus estados, levando a cultura do barista. A iniciativa foi bem-vinda e este trabalho foi fundamental para a divulgação da importância do barista em outros estados. Este trabalho também propiciou o nascimento de várias marcas de qualidade e de coffee shops dedicados a colocar na xícara um produto de qualidade com o know-how que os baristas de verdade têm. Todos o trabalho é feito por um comitê local. A ACBB apenas endossa o evento e manda um representante para avaliar a organização do mesmo.

Associados da categoria Pessoa Jurídica podem solicitar esta permissão para organização em seus estados. A ACBB abre sempre espaço para todos os associados locais ou mesmo residentes em outros locais para participarem do comitê organizador, dando espaço a todos e mostrando a transparência da etapa. Se você quer levar o Campeonato Brasileiro de Barista e os demais para seu estado, entre em contato.

De todo o patrocínio levantado pela regional, apenas as inscrições vão para a ACBB para um Fundo de Marketing.

Baristas associados que irão competir da etapa devem ficar de fora de comitês locais para evitar que outros competidores digam que teve acesso a informação privilegiada.

Campeonato Brasileiro de Barista – Representante de 2012 e 2013

A ACBB organizará dois campeonatos brasileiros em 2012 e selecionará o representante de 2012, em março. Este campeão representará o Brasil em Viena, de 13 a 15 de junho de 2012.

A entidade também organizará outra etapa nacional na Fispal Café 2012. Nesta etapa selecionará o representante do Brasil em 2013, em país ainda a ser definido. Esta medida visa dar mais tempo aos campeões para treinar, preparar documentação e aprimorar o inglês.

Os competidores das duas etapas serão aqueles que se classificaram nas regionais organizadas em 2011 e na etapa paulista, organizada em 2012.

Regulamento

O Regulamento do Campeonato está disponível no site para download no site. Confira sempre antes da Etapa Nacional se você está com a versão mais recente. Pequenas mudanças ocorrem de tempos em tempos. Confira também as folhas de avaliação.

Participação do Barista no Campeonato

O campeonato é aberto a todas as pessoas interessadas. Competidores devem ser brasileiros ou naturalizados. A ACBB não dá preferência aos baristas associados ou àqueles que trabalham para empresas associadas. Associados, como em qualquer entidade, têm apenas desconto nas inscrições.

Não serão aceitas inscrições de brasileiros que residam no exterior. As inscrições estão abertas apenas a brasileiros que morem no País há pelo menos 6 meses. Caso o competidor saia do Brasil para trabalhar fora, o segundo colocado assumirá as funções do campeão (regional ou nacional) para representá-la em eventos, etc. O competidor, em se tornando campeão de uma etapa regional ou do Campeonato Brasileiro, compromete-se a ministrar palestras a convite da ACBB para promoção do barismo e dos cafe's de qualidade pelo menos quatro vezes, tendo suas despesas de locomoção, acomodação e refeição pagas. Em caso de recusa, o competidor poderá, se a Diretoria assim decidir, perder o título, deixando inclusive de ir representar o País caso o campeonato não tenha ainda acontecido.

A partir de 2011 não há mais pré-qualificação para os 6 primeiros colocados. Todos devem passar pelas regionais para assegurarem a vaga na Etapa Nacional.

As inscrições são enviadas por e-mail (ficha deve ser preenchida) e um boleto é encaminhado pela empresa administradora que faz as cobranças para a entidade.

Qualquer competidor que não comparecer ou que não tenha comparecido a um Campeonato Mundial estará automaticamente impedido de participar por 3 anos de qualquer campeonato organizado pela ACBB.

Conduta e comportamento do barista/competidor em relação à entidade será cobrado, no que toca a postura, respeito, e também em comprometimento com a profissão. O competidor que desrespeitar a ACBB ou diretoria e/ou seus colaboradores, membros do comitê será punido. Os competidores assinarão um termo de compromisso no ato da inscrição. Se for campeão, perderá o direito de usufruir dos benefícios de associado e passará a pagar mensalidade se decidir permanecer na entidade com aprovação da diretoria.

Ao se inscrever no campeonato, o barista se compromete a dedicar horas em prol da ACBB em eventos de promoção para o qual for convidado para dar palestras ou participar. Justificativa deverá ser apresentada para análise da diretoria, em caso de não-cumprimento, para que não seja aplicada punição. Competidor que não cumprir as horas dedicadas será punido em 2 anos, e fica impedido de competir em qualquer campeonato organizado pela ACBB. Reincidentes serão punidos com não-participação ad eternum.

A ACBB organizará um Workshop para Baristas sempre que houver campeonatos, da mesma maneira que já é organizado para os juízes. Essa iniciativa busca mostrar que sempre houve transparência nos resultados e nunca politicagem, nem interesses comerciais.

Os competidores deverão se programar para estar em todos os dias do evento. As regras serão as mesmas para todos. Exceções não serão admitidas. Será obrigatória participação no workshop junto com os juízes e no dia da apresentação.

Juízes

O quadro de juízes é formado por pessoas do setor e também por aqueles que são apaixonados pelo assunto. Julgar não é uma tarefa extremamente complexa. É preciso conhecer as regras e as folhas de avaliação. Há sempre uma calibragem que antecede as regionais. Nas etapas regionais, convidados locais são convidados para fazer parte do quadro de juízes. A intenção é criar um grupo de juízes seja criado em cada estado, evitando o deslocamento de juízes de outros estados que não recebem nada para participar.

Já na Etapa Nacional, uma prova seleciona aqueles que têm aptidão para julgar sensorialmente ou tecnicamente. Ao todo são 7 juízes: 4 sensoriais, 2 técnicos e um Juiz Principal. Não há como manipular resultados! Não há no WBC e não há no Brasil. E nem haveria razão para isso. Os juízes, com a presença de representante do WCE, escolhem o melhor representante do país para representar o Brasil no Mundial.

Vale lembrar que se a pessoa se inscreve como juiz precisa ficar sem competir por dois anos.

Como o nosso meio é pequeno, as pessoas se conhecem e sabem quem é quem. Nem por isso vão dar notas melhores por conhecer o candidato. É preciso uma coerência nas notas e o Juiz Principal checa todas as notas e suas justificativas.

Poucos são os competidores que não sabem perder e lançam comentários infundados para justificar o seu fracasso. Mas isso existe em qualquer meio.

Patrocínio

A ACBB oferece várias oportunidades de patrocínio das etapas regionais e nacionais. Se você tem interesse em patrocinar uma das etapas ou o Campeonato Brasileiro, entre em contato pelo e-mail [email protected]

De todo o patrocínio levantado pela regional, apenas as inscrições vão para a ACBB para um fundo de marketing.

Trabalho Voluntário

A Diretoria da ACBB é eleita para um mandato de dois anos. Nenhum diretor recebe pelo trabalho e ainda contribui com mensalidade, mesmo no período em que está servindo à entidade. O volume de trabalho diário é enorme, passando pelo acompanhamento das ações de tudo o que se passa nas regionais, na certificação, com a parte financeira, jurídica, e-mails recebidos pelo site diariamente, atualização do site, criação de textos e releases, etc. Os trabalhos nos comitês para organização das regionais também é voluntário e envolve dedicação.

Associados

A ACBB saltou de 16 associados em 2012 para mais de 100. Mesmo assim, dividido em categorias distintas com praticamente 1/3 em cada categoria, a arrecadação é limitada. É preciso ampliar a base para poder crescer.

  • - Barista – 60 reais por semestre
  • - Pessoa Física – 200 reias a cada trimestre
  • - Pessoa Jurídica – 200 reais por mês

Basta uma conta simples para entender que a arrecadação mensal é pequena e que muito apoio é necessário. A ACBB já caminhou bastante, mas precisa do seu apoio para crescer e poder desenvolver projetos mais ousados. Se você é barista, empresa liga a café ou um apaixonado por esta bebida, faça parte de nosso quadro de associados e participe ativamente em um dos comitês voluntários, a saber: Certificação Juízes, Certificação Barista, Campeonato Brasileiro, Campeonatos Regionais. Há necessidade de muita gente dedicada para unir esforços em prol de um mesmo trabalho.

Certificação de Barista

Se você é realmente um barista, participe do programa de certificação da ACBB. Este programa vem servindo para coffee shops na seleção de seus funcionários e até mesmo para promoção interna. O Programa Nacional de Certificação de Barista, lançado no início de 2009 ano pela ACBB, visa avaliar o conhecimento e desempenho do profissional, independentemente do local onde o barista tenha feito curso. A Certificação tem 3 níveis com dificuldades distintas.

A primeira certificação da ACBB é a de Barista Básico (nível 1), para o qual podem se inscrever aqueles que trabalham com café em cafeterias, torrefações, fazendas produtoras ou outros pontos de consumo. O candidato passa por um teste escrito e exame prático para avaliação dos conhecimentos básicos. Um certificado e pin é conferido àqueles que passarem nos exames. A certificação acontece dentro das Etapas Regionais do Campeonato Brasileiro de Barista e sempre que turmas de 20 candidatos são formadas.

Certificação de Juízes

Realizado anualmente antes da Etapa Nacional, consiste de provas de conhecimento sobre café, prova sensorial, regulamento do campeonato. A prova organizada pela ACBB acontece nos mesmos moldes daquela aplicada pelo WCE.

Na Etapa Nacional, uma prova seleciona aqueles que têm aptidão para julgar sensorialmente ou tecnicamente.

Mais uma vez: Não há como manipular resultados! Não há no WBC e não há no Brasil. Para aqueles que nunca foram juízes é possível se inscrever para o workshop de juízes. Os preços são diferenciados para associados. Vale lembrar que se a pessoa se inscreve como juiz precisa ficar sem competir por dois anos.

Cursos e Workshops

Data Horário Associado Curso Cidade Informações/Inscrições
12, 13, 19 e 20/03/2016 09:00 às 18h00 Espaço Sensorial do Café Barista Nível 2 Recife / PE saiba mais
14/03/2016 09:00 às 18h00 Espaço Sensorial do Café Curso prático de espresso e vaporização de leite Recife / PE saiba mais
21 e 28/03/2016 09:00 às 18h00 Espaço Sensorial do Café Barista Nível 1 Recife / PE saiba mais
veja a programação completa