Publicado em 11/7/2012

Mercado interno impulsiona vendas de cafés especiais

As vendas de cafés especiais têm registrado alta no Brasil. A comercialização do produto somou R$ 7 bilhões no país em 2011, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) estima que esse valor atinja R$ 7,7 bilhões em 2012. A aposta em produtos com alto valor agregado também pode ajudar a melhorar as exportações do café beneficiado, que caíram 57% em maio.

A diretora comercial da Baggio Café, especializada em cafés gourmet, Liana Baggio, comemora um crescimento de 60% do ano passado pra cá. A produção mensal chega a oito toneladas e apenas um décimo não vai para o mercado interno.

No exterior, a empresa se deparou com a oportunidade de vender o café que é beneficiado para a China, mercado que mais cresce no mundo.

Os dois tipos de produto que devem partir para o mercado asiático até o fim de julho são o bourbon, produzido no sul de Minas Gerais, e o acaiá, do Cerrado mineiro. O nome do produto, traduzido do latim, significa papagaio. O Brasil não tem tradição na exportação de café com alto valor agregado, mas o negócio realizada pela indústria do interior de São Paulo pode abrir uma porta importante no mercado do país asiático.

Fonte: Julio Prestes

Cursos e Workshops

Data Horário Associado Curso Cidade
03 a 05/09/2012 9h00 às 12h00 Santo Grão Curso de Barista São Paulo / SP
08/09/2012 9h00 às 13h00 Lucca Cafés Especiais Batel Preparação de Cafés Especiais em Casa Curitiba / PR
11 a 12/09/2012 19h00 às 21h00 Santo Grão Curso de Degustação São Paulo / SP
11 a 13/09/2012 9h00 às 16h00 Cleia Junqueira Curso de Formação Básica de Barista São Paulo / SP
14/09/2012 13h00 às 16h00 Cleia Junqueira Curso de Preparação de Café Feito em Casa São Paulo / SP
veja a programação completa