O Barista

Os baristas são os “experts” no preparo do café - e têm atuação fundamental na divulgação, junto ao consumidor final, dos cafés de qualidade. Além de terem completo conhecimento sobre o preparo da bebida, eles também têm que entender da história do café, do seu cultivo, tipos de grãos e origens. Eles estão para o café assim como os sommeliers estão para o vinho. Com uma diferença: o barista tem a capacidade de criar novas e originais receitas e apresentações tanto de café espresso quanto de cappuccinos e outros drinques e coquetéis à base de espresso.

Barista é uma velha profissão italiana. Se uma relação pudesse ser feita, ele seria o “garçom da cafeteria”. É a pessoa que prepara o café e, como tal, uma pessoa realmente importante na cadeia, completando o ciclo da semente à xícara. Do que adianta cultivarmos o melhor café e torrarmos com perfeição se não garantirmos que ele foi preparado com perfeição? O barista qualificado é um artesão e um artista que pode extrair todo o potencial do café. Para se tornar um bom barista, há muitas coisas que devemos saber. A profissão requer determinação, insistência e uma paixão pelo café. Na Itália é normal tomar entre 3 e 6 espressos por dia. Como barista, você está em contato direto com as pessoas que você atende. Você consegue ver suas faces, expressões e perceber a avaliação deles quando serviu-lhes o café perfeito. Isso é gratificante.

Em breve.

Em breve.

Sonhos de Amarula

Campeão - 1º Desafio ACBB - AMARULA COFFEE & BAR 2012 - São Paulo

Receita e medidas
50 ml AMARULA Cream Liqueur
30 ml MONIN Cinnamon Syrup
10 ml MONIN Dark Chocolate Sauce
50 ml OCTAVIO Café Espresso

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no mixer elétrico com gelo em cubo até formar uma consistência cremosa. Servir em uma taça para cocktail previamente gelado. Decorar com cacau em pó, canela em pau e grão de café. Aromatizar com um twist de laranja.

Montecristo - Signature Drink - Marco de la Roche

A proposta principal desta receita é baseada no conceito de “extração composta”, técnica ainda pouco utilizada que consiste em ressaltar as características essenciais do café com o aroma e sabor de outro componente durante o processo de extração. O design do drink contribui para a percepção das sutilezas existentes na combinação de ingredientes tão delicados como o café, a tangerina e a camomila.

Extração Composta:
Pelas proporções utilizadas de 18 gr de café e 5 gr de flor de camomila fresca Temos como resultado final:
Sabor final: 95% de café e 5% de camomila
Aroma final: 50% de café e 50% de camomila

Aeropress como equipamento para extração:
Usando uma moagem fina, próxima à aplicada ao espresso, e sem a presença marcante da crema, é possível detectar algumas nuances aromáticas de baixa acidez, corpo médio e doçura prolongada e é a possibilidade de uma extração mista (início – coador/ final – espressO) que tornam o aeropress impressionante.

Receita e medidas
50 ml de Havana Club Reserva
50 ml de Extração composta de café com camomila
25 ml de Mel de camomila
Casca de tangerina espanhola
Esfera de gelo

Modo de preparo:

coloque em uma coqueteleira o rum, a extração composta e o mel de camomila e adicione 8 pedras de gelo. Com uma casca de tangerina extraia os óleos essenciais dentro da coqueteleira e bata bem. Sirva em um copo baixo com uma esfera de gelo de 7 cm de diâmetro e novamente borrife os óleos da tangerina no copo.

Kinkan Espresso Martini - Signature Drink - Marco de la Roche

Ingredientes:

25 ml de Level Vodka
25 ml de Absolut Vanilia
50 ml de café coado
5 ml de Drambuie
20 gr de açúcar de baunilha
8 laranjas kinkan

Modo de preparo:

Macere em um copo baixo as laranjas kinkan e o açúcar de baunilha, e então borrife Drambuie e com um maçarico caramelize o açúcar e as laranjas. Passe para um mixing glass e adicione 10 pedras de gelo em cubo, o café coado e as vodkas e bata vigorosamente.
Sirva em uma taça Martini previamente gelada e decore com uma fava de baunilha.

Café com sorvete

Ingredientes:

1/4 xícara (chá) de café forte
2 1/2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (chá) de açúcar
6 colheres (sopa) de sorvete de baunilha ou de chocolate

Modo de preparo:

Misture o café, o açúcar e o leite e divida o líquido em 2 copos grandes. Coloque 3 colheres (sopa) sorvete em cada copo, misture e sirva com canudinhos.

Refresco de café

Ingredientes:

300 ml de café bem quente
2 colheres (sopa) de licor de laranja
2 colheres (sopa) de creme de leite batido (chantilly)
4 gomos de tangerina
tiras de casca de tangerina
açúcar a gosto

Modo de preparo:

Coloque o café em duas taças. Junte uma colher de licor em cada uma. Adoce a gosto. Cubra com o chantilly. Decore com as tiras de casca e os gomos de tangerina. Sirva imediatamente.

Pudim de café

Ingredientes:

1 xícara (chá) de açúcar
1 lata de leite condensado
2 latas (medida do leite condensado) de leite
3 ovos
4 colheres de café bem forte
1 xícara de chocolate em pó solúvel

Modo de preparo:

Caramelize uma forma para pudim com 1 xícara (chá) de açúcar. Bata no liquidificador os ovos, o leite condensado, o café, o chocolate em pó, o leite e despeje na forma. Tampe com papel laminado e cozinhe em banho-maria por 1 hora e meia. Deixe esfriar e leve à geladeira por 3 horas. Desenforme e sirva bem gelado.

Pão de Mel Recheado

Ingredientes:

Para a massa:
1 xícara (chá) de me
l1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de café solúvel
4 ovos separados
1 xícara (chá) de leite
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (sopa) de canela em pó

Para o recheio: 1 xícara (chá) de ameixas secas picadas 1 colher (sopa) de margarina ½ xícara (chá) de água 1 colher (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de preparo:

Faça o recheio. Coloque em uma panela as ameixas, a margarina, o açúcar e a água. Leve ao fogo médio e cozinhe por 5 minutos. Junte o suco de limão. Deixe esfriar. Reserve.
Aqueça o forno em temperatura média (180°C). Unte e enfarinhe uma assadeira retangular. Reserve. Coloque o açúcar mascavo e a água em uma panela e leve ao fogo. Cozinhe por 2 minutos. Junte o mel e o café e apague o fogo. Deixe esfriar. Coloque no liquidificador com as gemas e o leite. Bata por 1 minuto. Reserve. Peneire juntos em uma vasilha, a farinha, o chocolate, o bicarbonato, o fermento, a canela e o cravo. Junte o conteúdo do liquidificador e misture com uma colher de pau até obter uma massa homogênea. Bata as claras em neve firme e acrescente delicadamente à mistura anterior. Coloque metade da massa na assadeira, distribua o recheio reservado e cubra com o restante da massa. Leve ao forno por cerca de 35 minutos, deixe esfriar e corte em quadrados.

Cobertura:

Em uma vasilha, misture o chocolate meio amargo e o chocolate ao leite e derreta em banho-maria. Mergulhe a superfície dos quadrados nessa mistura. Deixe secar.

Mousse de Café

Ingredientes:

5 ovos separados
4 colheres (sopa) de açúcar
200 g de chocolate meio amargo picado
100 g de manteiga ou margarina
1 xícara (café) de café bem forte
2 colheres de rum

Modo de preparo:

Coloque as gemas e o açúcar na batedeira e bata até que cresçam. Junte em outra tigela o chocolate, o café, a manteiga e o rum e leve ao fogo em banho-maria para que derretam. Misture com uma espátula e incorpore às gemas batidas. Misture bem. Bata as claras em neve bem firme. Junte delicadamente ao creme de chocolate. Distribua o mousse em taças individuais e leve a geladeira por 4 horas, decore com grãos de café torrados.

Cursos e Workshops

Data Horário Associado Curso Cidade Informações/Inscrições
12, 13, 19 e 20/03/2016 09:00 às 18h00 Espaço Sensorial do Café Barista Nível 2 Recife / PE saiba mais
14/03/2016 09:00 às 18h00 Espaço Sensorial do Café Curso prático de espresso e vaporização de leite Recife / PE saiba mais
21 e 28/03/2016 09:00 às 18h00 Espaço Sensorial do Café Barista Nível 1 Recife / PE saiba mais
veja a programação completa