Publicado em 16/3/2012

Rafael Godoy é o melhor barista do Brasil

Rafael Godoy, representante do Suplicy Cafés Especiais, conquistou o título de melhor barista do Brasil, nesta quarta-feira, na 11ª edição do tradicional Campeonato Brasileiro de Barista. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), também consagrou o mineiro Wellington Carlos Pereira, da Itallian Coffe, como vencedor do 4º Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, e a paranaense Carolina Franco, do Lucca Cafés Especiais, como a melhor barista no 1º Campeonato Brasileiro de Preparo de Café.

Godoy, que trabalha há seis anos como barista, conquistou o júri com o café da Fazenda Santa Alina, de São Sebastião da Grama (Alta Mogiana), e pelo seu drinque de assinatura: um licor de café, sem álcool, elaborado com creme de leite, leite condensado, cascas de grapefruit e lâminas de mentol. "A regra diz que não pudemos usar álcool, por isso tive que quebrar a cabeça para apresentar aos jurados uma bebida fria com gosto de café e com sensação de álcool no paladar, usando outros ingrediente". E conseguiu. Agora Rafael vai se preparar para o Campeonato Mundial, que acontece em junho, em Viena (Áustria).

"O nivel internacional é muito alto. Os baristas fazem um verdadeiro show para conquistar o título. Vou treinar bastante, estudar e me dedicar muito para fazer bonito lá fora", conta o campeão, que que não se deixa iludir pela conquista. "Não dá para parar. Quero aprender muito mais. O mundo do café é muito complexo e eu quero entender cada dia mais sobre todo o processo", finaliza ele. Além da vaga no Mundial, o barista também foi premiado com uma visita à fábrica da máquina de espresso La Cimbali, na Itália.

Para Edgard Bressani, presidente da ACBB, as disputas nacionais e internacionais são ótimas oportunidades para os baristas trocarem experiências. "Esse Campeonato contou com candidatos de alto nível, de todas as regiões do País. Os campeões, com certeza, vão representar muito bem a qualidade do profissional e do café brasileiro no exterior. Será uma oportunidade incrível para compartilhar conhecimentos com os melhores baristas do mundo", afirma.

Avaliação

A final do Campeonato Brasileiro de Barista teve seis profissionais julgados por quatro juízes sensoriais. Eles prepararam espressos e cappuccinos, que foram avaliados por critérios, como aparência, sabor, equilíbrio e consistência. Já a criatividade e a harmonia entre os ingredientes foram os quesitos para diferencias as bebidas de assinatura dos competidores, preparadas com café e sem álcool.

Além disso, os baristas também passaram por uma avaliação técnica feita por dois juízes, que visou analisar pontos como preparo, dosagem, compactação, consistência no processo, limpeza, organização e conhecimento do equipamento. Durante as apresentações, conhecimento e paixão também são fundamentais.

Carolina Franco será representante brasileira no Mundial de Preparo de Café

Com apenas 20 anos de idade, a curitibana Carolina Franco, representante da Lucca Cafés Especiais, acumula oito anos de experiência em campeonatos mundial e internacionais e vários títulos. Nesta quarta-feira, ela levou o troféu do 1º Campeonato Brasileiro de Preparo de Café e, com isso, ganhou a chance de representar o Brasil no Mundial da categoria, na capital austríaca.

A prova aconteceu nesta terça, com a participação de cinco baristas que prepararam cafés pelo método filtrado e manual. Os competidores tiveram 10 minutos para apresentar três cafés para três juízes, que avaliaram aroma, sabor, gosto final, acidez, corpo e balanço do café (70% da nota). Foram julgados também quesitos como descrição do sabor, serviço ao cliente e impressão geral (30%).

"Escolhi a técnica de Aeropress (aparelho criado em 2005, que usa a pressão do ar e um filtro de papel para coar o café) porque foi a que mais se adequou ao grão que usei", explica a jovem, citando o café natural do Sítio Colinas, de Carmo de Minas, vencedor do concurso "Cup of Excellence" deste ano. "Ele é limpo, tem corpo e doçura", analisa ela.

No "The World Brewers Cup", Carolina vai usar sua experiência em disputas, já que ela é bicampeã brasileira do Campeonato Brasileiro de Cup Tasters (prova de avaliação sensorial do café, destinada a provadores e classificadores profissionais) e obteve o quarto lugar no ano pela mesma categoria, durante o Mundial de 2011, na Holanda.

"Para mim, a prova de café sempre foi muito natural, como uma brincadeira de criança. Quandoeu tinha 10 anos, os meus pais montaram uma cafeteria de cafés especiais. Acho que existe uma porcentagem grande de disposição biológica, mas com certeza o treino, o conhecimento e a "biblioteca" de aromas e sabores que o provador tem que ter são fundamentais. Trabalho muito para que os títulos aconteçam e eles chegam por merecimento", diz Carolina.

Oito segundos dão a mineiro o troféu do 4º Campeonato Brasileiro de Cup Tasters 

A última competição dia, o 4º Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, foi destinada aos provadores e classificadores profissionais que passam por uma prova de avaliação sensorial do café. A competição consiste em oito testes triangulares: de três xícaras, duas trazem o mesmo café, e o competidor deve identificar a xícara com o café diferente. Wellington Carlos Pereira, representante da Cocarive, superou sua maior concorrente, a bicampeão brasileira da categoria, Carolina Franco de Souza, por um detalhe: na final, os dois acertaram os oito testes, mas o mineiro parou o cronômetro oito segundos antes da curitibana.

"Até que enfim superei a minha grande amiga Carol. Estou extremamente feliz com o resultado. Vim inspirado pra São Paulo. Cheguei para ganhar", admitiu o emocionado provador de café, que trabalha com café há 11 anos. Wellington agora terá como próximo desafio disputar a final mundial da  categoria Cup Tasters, em Viena.

Confira as colocações dos campeonatos:

11º Campeonato Brasileiro de Barista:

1º lugar - Rafael Godoy (Suplicy Cafés Especiais - SP)
2º lugar - Graciele Rodrigues (Lucca Cafés Especiais - PR)
3º lugar - Thiago Sabino (Italian Coffee - SP)
4º lugar - Dênis Guilherme (Octávio Café - SP)
5º lugar - Leo Moço (Camocim Organic - RJ)
6º lugar - Lucas Salomão (Libermac - SP)

1ª edição do Campeonato Preparo de Café:

1º lugar: Carolina Franco de Souza (Lucca Cafés Especiais - PR)
2º lugar: Leo Moço (Camocim Organic - RJ)
3º lugar: Cecília Megumi Sanada (Octávio Café - SP)
4º lugar: João Santarosa Esmanhoto (Rause Café e Vinho - PR)
5º lugar: Paula Andrea Dulgheroff (Mundo do Café - MG)

4º Campeonato Brasileiro de Cup Tasters:

1º lugar: Wellington Carlos Pereira (Cocarive - MG) -  8 acertos
2º lugar: Carolina Franco de Souza (Lucca Cafés Especiais - PR) - 8 acertos
3º lugar: Rosiele Aparecida dos Santos (CarmoCoffees - MG) -  6 acertos
4º lugar: Edgard Koh (The Fox Bean - SP) -  6 acertos
5º lugar: Gilmar Reis Cabral (CAPEBE - MG) -  5 acertos
6º lugar: Elias Generoso (Café Três Irmãos - MG) -  4 acertos

Local e patrocínio

O campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, abrigou  o 11ª edição do Campeonato Brasileiro de Barista. A máquina oficial da prova foi a Itallian Coffee, modelo La Cimbali M39 Dosatron– um modelo de grande sucesso com tecnologia e versatilidade. Alem disso, essa é uma máquina com bastante estabilidade térmica e consistência na extração dos espressos.

Sobre a ACBB

Fundada em 2005, a Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas e jurídicas atuantes no mercado interno de cafés especiais. A entidade é dirigida pelo presidente Edgard Bressani, pela diretora de marketing Gelma Franco, pela diretora comercial Cléia Junqueira, pela diretora Tatiane Rodrigues e pela diretora Cristina Lichtenberger Assumpção.

A ACBB atua de forma semelhante à Associação Europeia de Cafés Especiais (SCAE) e à Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA) – com a qual a ACBB tem o Programa de Parceria Educacional, que promove workshops a partir já deste semestre.

A associação também é o braço nacional do World Coffee Events (WBE), sendo responsável pela organização do Campeonato Brasileiro de Barista e dos campeonatos de Latte Art, Coffee in Good Spirits e Cup Tasters no País. A Associação também certifica baristas e juízes. Mais informações: www.acbb.com.br.

Fonte: ACBB

Cursos e Workshops

Data Horário Associado Curso Cidade
26 a 28/04/2012 9h00 às 17h00 Cafemaq Curso de Barista Campinas / SP
28 a 29/04/2012 08:30 às 17:30 Barista para Iniciantes Academia do Café Belo Horizonte / MG
05/05/2012 9h00 às 13h00 Lucca Cafés Especiais Batel Preparação de Cafés Especiais em Casa Curitiba / PR
19 a 20/05/2012 9h00 às 13h00 Lucca Lab Curso Básico de Barista Curitiba / PR
24 a 26/05/2012 9h00 às 17h00 Cafemaq Curso de Barista Campinas / SP
veja a programação completa